Bem-vindo ao Biota Bahia - Acervo impresso e digital de répteis e aracnídeos da Bahia, Brasil
Coordernação: Prof.ª Dr.ª Rejâne Maria Lira da Silva

LISTA DE RÉPTEIS E ARACNÍDEOS DA BAHIA

246 RÉPTEIS
25 ESCORPIÕES
391 ARANHAS

ATUALIZADA EM 15 DE MARÇO DE 2011

BIOTA BAHIA: Acervo Impresso e Digital dos Répteis e Aracnídeos da Bahia, Brasil é um conjunto de ações de educação e divulgação científica, sobre a herpetologia e a aracnologia da Bahia. Constitui-se em um conjunto de obras de referência sobre a nossa fauna, de grande importância para a saúde pública e para embasar políticas públicas que possam criar um Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade para o Estado, que permita que a Sociedade conheça a biodiversidade, mas, também avalie as possibilidades de exploração sustentável de animais com potencial econômico e subsidie a formulação de políticas de conservação dos remanescentes de áreas naturais.

Infelizmente a Bahia não conta com um Programa como este, o que tem trazido graves conseqüências para as nossas belezas naturais, ameaçadas pela crescente ação antrópica e gestão pública descomprometida com o desenvolvimento sustentável do Estado.

Depois de 24 anos de estudo, o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos (NOAP/UFBA) se sente honrado em disponibilizar para a sociedade, as Obras-referência que compõe este Projeto: “Escorpiões e Aranhas da Bahia, Brasil”, “Répteis da Bahia, Brasil” e “Serpentes de Importância Médica do Nordeste do Brasil”, com informações sobre taxonomia, bio-ecologia, mapas de distribuição geográfica e sobre os acidentes provocados por serpentes e aracnídeos de importância médica. Além disso, inclui um livro inédito para o público infanto-juvenil, intitulado “ZooAmigos” e uma série também inédita de 4 vídeos sobre aranhas, escorpiões, serpentes e lagartos, intitulada “Animais da Bahia”, com a intenção de sensibilizar a população para o fato de que na natureza não existem vilões e tudo o que existe tem a sua razão de existir para o equilíbio da natureza.

Esta Obra é para as instituições de produção de conhecimento, proteção do patrimônio histórico-cultural-ambiental e formação de recursos humanas sediadas, particularmente na Bahia. Esperamos que o acesso à Biota da Bahia, facilite o entendimento da Zoologia, como uma ciência dinâmica e presente no nosso dia-a-dia, afinal também fazemos parte desta Biota.

As Listas de Répteis e Aracnídeos da Bahia têm o objetivo de apresentar um rol coerente e consensual, baseada nos dados primários de animais depositados em Coleções Científicas e Coleções Referência Nacionais, Coleções Científicas Internacionais (Natural History Museum, Londres, Inglaterra e Museo Nacional de Ciencias Naturales de Madrid, Espanha), Livros, Artigos indexados, “checklists” decorrentes de Relatórios Técnicos ou Científicos e Monografias, Dissertações e Teses de Instituições Científicas ou Acadêmicas. Elas poderão ser adotadas por órgãos ambientais oficiais, instituições de pesquisa, universidades e outras unidades de ensino, ONG, e mesmo pela imprensa. As opções taxonômicas adotadas estão em conformidade com a literatura atual e usamos apenas taxa de status específico, desconsiderando subgêneros e subespécies.

* Biota é o conjunto de seres vivos que habitam ou habitavam um determinado ambiente geológico ou ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos de organismos.

Rejâne Maria Lira-da-Silva

Forma de citação deste texto: LIRA-DA-SILVA, RM. 2011. Biota Bahia: Acervo Impresso e Digital dos Répteis e Aracnídeos da Bahia, Brasil. Núcleo Regional de Ofiologia de Animais Peçonhentos, Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia. Disponível em: http://www.noap.ufba.br/biotabahia, acessado em ......... (incluir a data da consulta).