INSTITUTO VITAL BRAZIL

Há 90 anos o Instituto Vital Brazil (IVB) é reconhecido como um importante centro de pesquisas, ensino, desenvolvimento e produção de imunobiológicos, medicamentos, insumos e tecnologia para saúde. Órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, o instituto é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde, que os distribui por todo o Brasil. Desde 2001, é o único a produzir soro contra picadas da aranha viúva negra, cujo veneno é muito tóxico e que pode levar à morte. Atende a todo o setor público, com produção de medicamentos, produtos biológicos, quimioterápicos e imunobiológicos de uso humano.

Fundado pelo cientista Vital Brazil em 1919, o instituto também oferece serviços que vão de diagnósticos laboratoriais e epidemiológicos a programas de controle de doenças que ameacem a saúde pública do estado do Rio de Janeiro.

O instituto tem a preocupação e o dever de contribuir para a educação ambiental. Por isso, realiza inúmeros eventos com essa finalidade. Além do site (www.ivb.rj.gov.br), onde o internauta tem acesso a informações sobre o cientista, o instituto e os animais, o IVB tem uma exposição permanente de cobras, aranhas e escorpiões e outra itinerante, que é visitada por milhares de pessoas em eventos nos quais participa.

Construída em parceria com a Casa de Vital Brazil, a nova exposição itinerante: "Vital Brazil - Um sonho feliz de ciência" é separada em três diferentes módulos, trata do processo de consolidação das instituições científicas brasileiras, da trajetória de Vital Brazil e da contribuição da arte às ciências, além da exposição de animais peçonhentos (cobras, aranhas e escorpiões) vivos.

Através de seu Centro de Estudo o IVB oferece uma série de cursos e palestras. Biólogos e pesquisadores do Serpentário e do Aracnário dão consultoria e treinamentos a órgãos públicos, escolas, militares e empresas diversas. O Vital Brazil também recebe animais capturados, seja por pessoas comuns ou pelos bombeiros e dá consultorias a prefeituras etc.

Com a intenção de ampliar as linhas de atuação, o Instituto Vital Brazil está firmando cada vez mais parcerias com organizações públicas e privadas, com empresas nacionais e internacionais, no desenvolvimento de novos produtos e em pesquisas. Essas parcerias fazem parte do plano de reestruturação, que modernizará o parque industrial e instalará novos laboratórios. A idéia é alcançar, nos próximos três anos, sustentabilidade financeira em relação ao Governo do Estado, ao qual é vinculado.

A prioridade continua a ser a produção de soros contra o veneno de animais peçonhentos (cobras, aranhas e escorpiões) e novas oportunidades e nichos de mercado estão sendo avaliados por comissão interna e conta com o apoio de técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e consultores externos.

A instituição pretende investir na volta da produção de medicamentos sólidos (comprimidos), principalmente com produtos que tragam rentabilidade e sejam de interesse social. O modelo de parceria proposto privilegia indústrias do estado, a farmoquímica nacional e a ciência pública e diferentes partes da produção podem ser absorvidas pelo IVB.

VITAL BRAZIL MINEIRO DA CAMPANHA

Vital Brazil é considerado um dos grandes nomes na história da ciência. Médico e sanitarista. foi precursor da medicina experimentai no Brasil. Esteve na frente de combate às diversas epidemias que eclodiram no país, tendo lutado contra a febre amarela, cólera, varíola e peste bubônica. Seus trabalhos pioneiros na produção dos soros específicos contra os venenos de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões, salvam milhares de vidas até os dias de hoje.

Foi o primeiro cientista no mundo a comprovar que o ser humano tem um mecanismo imunológico que responde de forma distinta aos diferentes tipos de toxina. Assim sendo, através dos seus estudos sobre o ofidismo, estabeleceu um novo conceito para as ciências biológicas, a chamada especificidade antigênica, base da imunologia moderna. Em 1917, recebeu a patente do soro antiofídico, que imediatamente doou à população brasileira. Dentre os importantes legados que deixou, se destacam a criação dos Institutos Butantan, em São Paulo e Vital Brazll, em Niterói, Rio de Janeiro, instituições que se tornaram marcos do fazer científico no país.

Fonte:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO INSTITUTO VITAL BRAZIL
Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, Niterói, RJ, 24.230-410
Tel: +55 (21) 2711-9223 r. 187 / Fax: +55 (21) 2711-9269
E-mail: asse.com@ivb.rj.gov.br / ascom_ivb@yahoo.com.br
Site: www.ivb.rj.gov.br